Entre as espumas do mar e as brumas do ódio: literatura e resistência no conto 'Garopaba Mon Amour' (1977), de Caio Fernando Abreu

Autores

  • Juan Filipe Stacul Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Geovana Mikaelly Oliveira Nascimento Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v13i1.644

Palavras-chave:

Literatura e resistência, Violência, Contracultura, Ditadura Militar brasileira, Caio Fernando Abreu

Resumo

O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a produção literária brasileira dos anos 1970, focalizando na relação entre arte, repressão e resistência à luz das teorizações de Karl Erik Schollhammer (2013), Jaime Ginzburg (2007) e José Miguel Cortés, entre outros. Nosso objetivo principal é entender de que forma a literatura se armou contra o aparato repressivo da Diradura Militar no Brasil (1964-1985), desenvolvendo técnicas de experimentação estética e de subversão do poder hegemônico. Para tanto, recorre-se ao conto "Garopaba, mon amour", de Caio Fernando Abreu, publicado pela primeira vez no livro Pedras de Calcutá (1977), à guisa de verificar diferentes abordagens e metodologias no processo de embate ora mencionado. A partir desse trabalho, acredita-se que será possível a elaboração de uma análise relevante aos estudos que se debruçam sobre a literatura como parte de um sistema de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Caio Fernando. Limite branco. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura, 1971.

ABREU, Caio Fernando. Os dragões não conhecem o paraíso. Rio de Janeiro: N. Fronteira, 2010.

ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

ABREU, Caio Fernando. Contos completos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

CORTÉS, José Miguel. Políticas do espaço: arquitetura, gênero e controle social. São Paulo: Senac, 2008.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FREITAS, Gustavo. Análise sobre músicas brasileiras. Disponível em: https://musicasbrasileiras.wordpress.com/. Acesso em: 12 out. 2021.

GINZBURG, Jaime. A violência constitutiva: notas sobre autoritarismo e literatura no Brasil. Letras, 0 (18/19), p. 121-144, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/12080/7484. Acesso: 25 nov. 2020.

HEILBORN, Maria Luiza; ARAÚJO, Leila; BARRETO, Andréia. Introdução: quantitativo x qualitativo. In: Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP-GeR: módulo VI. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2011.

HOLLANDA, Chico Buarque de. Cálice. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45121/. Acesso: 12 out. 2021.

OLIVEIRA, Ana de. Tropicália. Disponível em: http://tropicalia.com.br/ruidos-pulsativos/marginalia. Acesso: 12 out. 2021.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores. Disponível em: https://www.letras.mus.br/geraldo-vandre/46168/. Acesso: 12 out. 2021.

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Lixo. In: O analista de Bagé. Porto Alegre: L&PM Editores, 2000. p. 76-77.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Stacul, J. F., & Nascimento, G. M. O. (2025). Entre as espumas do mar e as brumas do ódio: literatura e resistência no conto ’Garopaba Mon Amour’ (1977), de Caio Fernando Abreu. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 13(1), e130107. https://doi.org/10.35921/jangada.v13i1.644

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)