Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada <p>A <strong><em>Jangada</em>: crítica, literatura, artes</strong>, ISSN 2317-4722, <strong>Qualis - CAPES:</strong> B1, é uma publicação eletrônica de periodicidade semestral, editada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa - UFV, juntamente com um corpo de pesquisadores, artistas e escritores de diversas instituições de ensino públicas e privadas e organizações não governamentais.</p> <p>A <em><strong>Jangada</strong></em><em> </em>publica artigos de caráter teórico que contemplem áreas cujo objeto de estudo seja a linguagem em suas diversas manifestações, tais como os segmentos de <em>Estudos Literários</em>, <em>Crítica Literária, </em><em>Tradução</em> e<em> reflexões sobre as manifestações estéticas das Artes em geral. </em></p> <p>Gerida por professores e pesquisadores, sua missão é ser veículo de divulgação de trabalhos relevantes produzidos em instituições nacionais e estrangeiras, e seu objetivo é fomentar o diálogo acadêmico de alto nível entre pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que têm as Letras como objeto de estudo.</p> <p>Os trabalhos submetidos à publicação podem estar em forma de artigo, ensaios, entrevistas ou resenhas de livros; devem ser inéditos e não ter sido (ou estar sendo) submetidos a outra publicação. Aceitam-se textos redigidos em português, inglês, francês e espanhol. Para outras informações, veja as Normas para elaboração e submissão de trabalhos.</p> <p>Ressalta-se que opiniões e ideias emitidas são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à <em><strong>Revista Jangada </strong></em>não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.</p> <p>_________________</p> <p>La Revue <strong><em>Jangada</em>: critique, littérature, arts</strong>, ISSN 2317-4322, est une publication électronique semestrielle éditée par le Programme d'études supérieures en Lettres de l'Université Fédérale de Viçosa-UFV, Centre de Sciences Humaines, Lettres et Arts-Département de Lettres-DLA, avec un corps de chercheurs, d'artistes et d'écrivains provenant de divers établissements d'enseignement publics et privés et d'organisations non gouvernementales.</p> <p>La <strong><em>Jangada</em></strong> publie des articles de caractère théorique concernant les champs qui ont pour objet d'étude la langue dans ses diverses manifestations, telles que les segments des études littéraires, de la critique littéraire, de la traduction et des réflexions sur les manifestations esthétiques des arts en général..</p> <p>La revue a pour mission d'être un véhicule de diffusion d'oeuvres pertinentes produites dans les institutions nationales et étrangères et son but est de promouvoir le dialogue de haut niveau académique entre les chercheurs de divers domaines de la connaissance qui ont les Lettres comme un objet d'étude.</p> <p>Les travaux soumis pour publication peuvent être sous forme d'article ou compte rendu de mémoires et de thèses soutenues récemment ; ils doivent être inédite et ne pas avoir (ou être en train d’être) été soumis à une autre publication. On accepte aussi des textes écrits en portugais, en français, en anglais et en espagnol. Pour d’autres informations, voir les règles pour la préparation et la soumission des documents.</p> <p>Il est à noter que les auteurs sont les seuls responsables par les opinions et les idées exprimées dans leurs textes. 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Artículos con más autores serán rechazados.</p> <p>Se reciben trabajos para publicación en flujo continuo en portugués, inglés, español y francés (siempre acompañados por título, resumen y palabras clave en ambas lenguas, portugués y la lengua del artículo). Los trabajos recibidos serán evaluados por miembros del Consejo editorial a través del sistema por pares doble ciego, o por evaluadores ad hoc, y se publicarán los artículos que sean aceptados por ambos evaluadores.</p> <p>Aunque se puedan enviar trabajos en flujo continuo, los artículos enviados a números temáticos deben respetar las fechas establecidas en la convocatoria.</p> <p> </p> pt-BR revistajangada@ufv.br (Joelma Santana Siqueira) poe@poe.art.br (EDITORA POE) Wed, 22 Nov 2023 11:38:16 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 "Conhecer, Flusser", de Rafael Miguel Alonso Jr. https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/563 <p>Não se aplica.</p> <p>&nbsp;</p> Artur de Vargas Giorgi Copyright (c) 2024 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/563 Thu, 14 Mar 2024 00:00:00 -0300 Canto a contrapelo https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/574 <p style="font-weight: 400;">Este ensaio almeja revelar diversas faces da relação da obra de João Cabral de Melo Neto com a música, principalmente com a canção popular brasileira e espanhola. O texto investiga imagens e sons presentes na criação do poeta. O ensaio acentua a percepção de literatura como “campo expandido”, revelando a noção de arte como algo pulsante, que desperta o leitor. Além dos gêneros musicais nordestinos, espanhóis e dos ritmos africanos, as criações de João Cabral dialogam com a literatura oral, a pintura, o cinema, o teatro, a música serial, etc. As produções de Cabral que tratam de música não têm alcançado lugar de destaque na crítica. Mas esses textos podem ampliar bastante as avaliações relativas ao conjunto da obra do autor. Este é o objetivo das reflexões presentes neste trabalho.</p> Roniere Menezes Copyright (c) 2024 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/574 Thu, 14 Mar 2024 00:00:00 -0300 Tecendo fios entre a literatura e a canção popular brasileira https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/562 <p>Não se aplica.</p> Equipe Jangada Copyright (c) 2023 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/562 Wed, 22 Nov 2023 00:00:00 -0300 Arquivos desdobrados: I Congresso de Poesia de São Paulo (1948) https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/531 <p>O artigo examina o material relacionado ao I Congresso de Poesia de São Paulo presente na <em>Revista Brasileira de Poesia</em>, com o objetivo de revisitar parte do arquivo ligado aos poetas da chamada Geração de 45. O periódico literário, composto por sete edições, foi publicado entre 1947 e 1956, sob a direção de Domingos Carvalho da Silva, Péricles Eugenio da Silva Ramos, Carlos Burlamaqui Köpke, Geraldo Vidigal e João Accioli, em São Paulo. Este grupo foi responsável por organizar o evento, que ocorreu entre 29 de abril e 2 de maio de 1948. Tanto nas colaborações da revista quanto no congresso, é perceptível a interação entre esses poetas e intelectuais e figuras consagradas do modernismo brasileiro, já reconhecidas e relevantes para a cena literária dos anos 1940. Nomes como Sérgio Milliet, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Oswald de Andrade e Patrícia Galvão fazem parte desse contexto. No entanto, essa interação, assim como com outros proeminentes críticos literários da época, como Antonio Candido, não se desenrolou sem tensões e oscilações.</p> Carlos Speck Pereira Copyright (c) 2024 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/531 Wed, 10 Apr 2024 00:00:00 -0300 No limiar da cisão: a terceira margem sem margem do debate modernismo espanhol x Geração de 98 https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/521 <p><strong>RESUMO</strong>: O presente ensaio pensa o termo azoriniano: <em>Geração de 98</em>, o qual revela uma postura crítica, cuja intenção principal é a de dividir o modernismo espanhol em duas vertentes ideológicas, uma fútil e outra útil. O objetivo deste estudo é o de encontrar as hipotéticas falhas desse esquema, que mais tarde seria seguido, aprofundado e expandido por autores como Pedro Salinas (2001), Laín Entralgo (1967) e Guillermo Díaz-Plaja (1979). Nossa pretensão é a de aportar uma terceira via a tal dualismo, a da <em>anticisão</em>, que libera o leitor de uma axiologia que relega uma série de escritores, intitulados depreciativamente de modernistas, ao esquecimento, impondo, em seu lugar, um seleto grupo de intelectuais, intitulados nobremente de <em>Geração de 98</em>, para quem a prerrogativa principal foi a de mudar o mundo por meio de uma literatura engajada. A fim de explorar esses terrenos, valho-me dos textos de autores a favor da divisão azoriniana; textos das figuras da <em>Geração de 98</em>, como Miguel de Unamuno (1950), Pío Baroja (2010), Antonio Machado (1957) e José Ruiz “Azorín” (1971), assim como do modernismo: Darío (2016, 2021).</p> Walter Pinto de Oliveira Neto, Márcia Maria Miguel Feitosa Copyright (c) 2024 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/521 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 -0300 A máquina de sonhar de 'Bom dia para os defuntos': a forma do realismo maravilhoso de Manuel Souza https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/529 <p>Este estudo procura analisar a forma peculiar do realismo maravilhoso em <em>Bom dia para os defuntos</em>, de Manuel Scorza, o qual concebe como uma “máquina de sonhar” a realidade catastrófica da América Latina, revelando a emergência de um novo realismo. Para tanto, especificamente, investiga a construção conceitual do realismo maravilhoso, a partir de Irlemar Chiampi (2012), dialogando com os problemas conceituais do chamado realismo mágico e real maravilhoso americano, e, em seguida, analisa a singularidade da máquina de sonhar realista maravilhosa do romance scorziano.</p> Thiago Roney Lira Borges Copyright (c) 2024 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/529 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 -0300 A narrativa cinematográfica de 'Árvores da Paz' (2021) sob a égide do pós-modernismo https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/542 <p>A obra cinematográfica <em>Árvores da Paz</em> (2021) de Alana Brown reflete sobre as diferentes facetas do Genocídio de Ruanda através do <em>female gaze</em>, ocorridos em 1994. A narrativa se inicia com quatro personagens femininas em uma sororidade forçada. A perspectiva moderna indica que essas personagens deveriam apresentar uma conexão inata por serem todas mulheres. Não obstante, essa irmandade não ocorre naturalmente. A sororidade é só realmente consubstanciada quando elas rompem com os estereótipos universalizados do feminismo moderno e se apresentam pela ótica do feminismo pós-moderno. Por esses motivos, o objetivo deste artigo foi o de analisar a narrativa cinematográfica do filme <em>Árvores da Paz</em> (2021) sob a égide do pós-modernismo. Como resultado, a análise demonstrou que quando as personagens femininas questionam a realidade imposta, elas conseguem expor problemas invisíveis, romper com estereótipos negativos, sugerir histórias mais inclusivas e, até mesmo, transformar tal realidade.</p> Carlos Eduardo de Araujo Placido Copyright (c) 2024 Jangada: crítica | literatura | artes https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/542 Wed, 17 Apr 2024 00:00:00 -0300