Fundamentações teóricas do ensino de literatura

Authors

  • Renan Salmistraro Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v12i2.629

Keywords:

Literature teaching, Literature reading, Literary literacy

Abstract

Este artigo oferece uma análise das perspectivas teóricas predominantes nas reflexões sobre o ensino de literatura na escola. São apontadas três abordagens principais: uma idealista, outra humanizadora e uma terceira relativista. A primeira tem por base uma concepção do cânone como instância negativa por estar mais relacionado a formas de poder que a procedimentos de avaliação estética. A perspectiva humanizadora, talvez a mais influente nas letras brasileiras, pensa a literatura a partir de uma concepção humanista da cultura. Já a abordagem relativista condiciona a seleção de obras ao gosto pessoal dos leitores, o que desloca a preocupação com a literariedade para a subjetividade do leitor.  

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Published

2025-04-30

How to Cite

Salmistraro, R. (2025). Fundamentações teóricas do ensino de literatura. Jangada crítica | Literatura | Artes, 12(2), e120208. https://doi.org/10.35921/jangada.v12i2.629