O trágico, o humano e o robótico na série 'Westworld': reflexões sobre a ficção de streaming

Autores

  • Rafaela Faria Vianna UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v12i2.617

Palavras-chave:

Séries televisivas, Literatura e séries, Tragédia grega, Ficcionalidade

Resumo

A série Westworld gira em torno de um parque de diversões futurista, em que androides idênticos a humanos são programados para exercer um papel narrativo na trajetória dos clientes. Neste artigo, proponho partir de reflexões sobre a ambiguidade constitutiva da tragédia grega, elaboradas pelos helenistas Jean-Pierre Vernant e Bernard Knox, para pensar na forma como conflitos entre o humano e o robótico são retratados no seriado. Com base nesse estudo do trágico em Westworld e dos trabalhos de N. Katherine Hayles sobre pós-humanismo, trata-se também de pensar sobre a forma como o próprio fenômeno das séries de streaming se relaciona às inquietações a respeito de inteligência artificial elaboradas na série. Além disso, pretendo condensar todas essas tensões em uma reflexão sobre o lugar da ficção na cultura contemporânea, em diálogo com o texto “Mundialização do ficcional: O si mesmo como espetáculo e a reconfiguração dos rituais”, de Aline Magalhães Pinto, de modo a extrair de Westworld uma reflexão mais ampla sobre nossa relação com a ficção, o virtual e o humano.

Referências

DICK, J. Westworld Might Still Get Its Final Season, Co-Creator Teases. Disponível em: <https://www.cbr.com/westworld-season-5-update-fallout-creator/>. Acesso em: 25 nov. 2024.

FAVARD, Florent. “The maze wasn’t made for you”: Artificial consciousness and reflexive narration in Westworld (HBO, 2016-), TV/Series, 14, 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/tvseries/3040. Acesso em: 01 dez. 2024.

HAYLES, N. Katherine. How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature and Informatics. Chicago: University of Chicago Press, 1999.

KNOX, Bernard. Édipo em Tebas. Trad. Marina Goldstyn. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

MITTELL, Jason. Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. Nova Iorque: NYU Press, 2015.

O ORIGINAL. (temporada 1, ep.10. Westworld [Seriado]. Direção: Jonathan Nolan. HBO, 2016. 1 vídeo (71 min).

PINTO, Aline Magalhães. Mundialização do ficcional: O si mesmo como espetáculo e a reconfiguração dos rituais. Taller de Letras, v. 74, p. 104-135, 2024.

VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. Trad. Cristina Murachco. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. Org: J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2014.

WINCKLER, Reto. This great stage of androids: Westworld, Shakespeare and the world as stage. Journal of Adaptation in Film and Performance 2: 169–188, 2017.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Faria Vianna, R. (2025). O trágico, o humano e o robótico na série ’Westworld’: reflexões sobre a ficção de streaming. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 12(2), e120207. https://doi.org/10.35921/jangada.v12i2.617