Folhetos nordestinos vestidos de saia: a escrita da cordelista piauiense Ilza Bezerra

Autores

  • Weber Firmino Alves IFPB/UFCG
  • Naelza de Araújo Wanderley Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.442

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Escrita de mulheres, Mulheres, Maria Ilza Bezerra.

Resumo

Durante muito tempo, a literatura foi um universo hegemonicamente masculino, seja do ponto de vista da produção, seja da crítica literária. No cordel, mulheres também não apareceram na vitrine da produção de folhetos, como se esta fosse uma poética de homens. Recentemente, contudo, mulheres aparecem produzindo folhetos e ganhando repercussão nacional. Este artigo pretende discutir o fenômeno do apagamento feminino na produção de folhetos nordestinos, ao tempo em que aborda cinco cordéis da cordelista piauiense Maria Ilza Bezerra, que tem se destacado pela escrita de folhetos na contemporaneidade, tematizando a história de personagens femininas protagonistas. Contaremos com as seguintes contribuições teóricas: Zolin (2009), Lajolo e Zilberman (2011), Del Priore (2004), Perrot (2007) e Branco (1991) para discutir a participação das mulheres na produção e recepção do texto literário; Marinho e Pinheiro (2012), e Abreu (1999), para compreender o gênero cordel; acerca da literatura de cordel feminina, recorreremos a Luyten (2003), Souza (2006), e Melo (2016), entre outros estudiosos.

 

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Publicado

2023-04-17

Como Citar

Alves, W. F., & de Araújo Wanderley, N. (2023). Folhetos nordestinos vestidos de saia: a escrita da cordelista piauiense Ilza Bezerra. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 10(2), 6–31. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.442