Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura on-line

Autores

  • Jaqueline Avelino da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Marcelo Medeiros da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.438

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Clube de leitura, Formação de leitores, Ensino remoto

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que forma as experiências de leitura de cordel em um clube on-line contribuíram para a formação leitora de estudantes de uma escola municipal, localizada na zona rural de Monteiro, Paraíba, no período em que atuamos como bolsistas do Programa de Residência Pedagógica. Para tanto, além de notas de diário de campo, valemo-nos de um questionário aplicado aos alunos que participaram do clube de leitura e à professora de Língua Portuguesa da turma e supervisora da intervenção. Metodologicamente, esta pesquisa consiste em um estudo de caso, de cunho qualitativo e ancora-se, teoricamente, nas discussões de Candido (2004), Marinho e Pinheiro (2012) e Medeiros e Pinheiro (2014), que nos serviram de suporte para pensarmos o lugar da Literatura e do cordel na formação de leitores; bem como nos pressupostos de Cosson (2014), Luzia de Maria (2016) e Souza (2018) que, por sua vez, nos foram imprescindíveis na reflexão sobre os clubes de leitura. A análise e os resultados obtidos nos permitiram identificar que o clube de leitura, a seleção dos cordéis, a linguagem deles e as temáticas trabalhadas contribuíram para que os discentes envolvidos vivenciassem a experiência do clube de forma ativa; isto é, lendo, comentando, compartilhando opiniões e se posicionando de forma crítica frente aos textos e, com isso, desejassem continuar presentes a cada encontro do clube.  

Biografia do Autor

Jaqueline Avelino da Silva , Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi bolsista de iniciação à docência (PIBID) e da residência pedagógica ao longo da graduação.  Atualmente, atua como docente na rede municipal de Monteiro - PB. 

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2005.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CANDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritores. Rio de Janeiro: Duas Cidades, 2004.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

CASTRO, Laís Santos. Futebol e literatura na aula de educação física: possibilidades transdisciplinares em uma escola pública em João Pessoa – PB. Dissertação (Mestrado em profissional em formação de professores) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró- Reitoria de Pós- graduação e Pesquisa. Campina Grande, 2020, p. 264.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

FERRAREZI JR, Celso; CARVALHO, Robson S. de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola, 2017.

GOMES, Francisco Alberto. A literatura de cordel como proposta pedagógica de leitura na formação de leitores: um estudo em uma escola estadual de ensino médio na cidade do Brejo da Cruz-PB. João Pessoa: Periódicos, 2021.

HAURÉLIO, Marco. Literatura de cordel: do sertão à sala de aula. São Paulo, Paulus. 2013.

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global, 2016.

MARINHO, Ana. Cristina; PINHEIRO, Hélder. Cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Aulus Mandagará. Poesia, experiência e autobiografia: João Cabral e a Descoberta da Literatura. In: Texto Poético. v. 14, n. 25, jul./dez. 2018, p. 469-481.

MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de; PINHEIRO, José Helder. Palmas, gritos, assovios: A leitura de cordel na sala de aula. In: Leia na escola. v. 14, n.2, 2014. p. 46-57.

NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Por uma metodologia triangular para o ensino de literatura: contribuições da experiência estética de Jauss. In: MILREU, Isis; RODRIGUES, Márcia Candeia (Orgs). Ensino de língua e literatura: políticas, práticas e projetos. Campina Grande: Bagagem/UFCG, 2012, p. 235-251.

PEREIRA, José Tiago Marinho. A formação de leitores na EJA: o letramento literário a partir do cordel. Dissertação (Mestrado Profissional em formação de professores) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, Campina Grande, 2015.

SOUZA, Willian Eduardo Righini de. Clubes de leitura: entre sociabilidade e crítica literária. In: Londrina. v. 23, n. 3, set./dez. 2018, p. 673 – 695.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Avelino da Silva , J., & Medeiros da Silva, M. (2023). Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura on-line. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 10(2), 326–350. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.438