A escrita em si como mecanismo de memória em "Mano, a noite está velha", de Wilson Bueno

Autores

  • Simone Pinheiro Achre

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i12.180

Palavras-chave:

Escrita, memória, literatura brasileira, Bueno.

Resumo

RESUMO: O livro póstumo de Wilson Bueno, Mano, a noite está velha (2011) traz um narrador-personagem, chamado Frederico Souza de Oliveira. Esse personagem apresenta, como ele mesmo afirma, uma “conversa no escuro”. No entanto, ao longo da escrita, o que se percebe é a prática de um monólogo, afirmativa possível visto que se tem uma narrativa em primeira pessoa. O enredo é composto por memórias da vida do protagonista, fatos do cotidiano daquele que os viveu que envolvem o leitor e que demonstra que o ato de escrever é o de conhecer-se a si mesmo.

Referências

REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

______. O autor como gesto. In. Profanações. Trad. Selvino José Assmamm. São Paulo: Boitempo, 2007.

ANDRADE, M. Poesias completas: Volume 2, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

ARAÚJO, Maria Rojanski. Cachorros do céu: as transformações da fábula em Wilson Bueno. 2012. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/99129> Acesso em: 15 jun. 2016.

AZEVEDO, Anna Carolina. Crítica: Mostra Wilson Bueno/ Pinheiros e Precipícios- Festival de Curitiba. A Escotilha. 2016. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/teatro/interseccao/critica-mostra-wilson-bueno-pinheiros-e-precipicios-festival-de-curitiba/ Acesso em: 20 jun. 2016.

AL’HANATI, Yuri. Atando as pontas da vida. Gazeta do Povo. 2011. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/atando-as-pontas-da-vida-bkf8y0v0e89gxp5vtue9z14cu> Acesso em: 06 jul. 2017.

BAHR, Fábio. CARDOSO, Ivani. Livro inédito de Wilson Bueno apoia-se em memórias e tem traços autobiográficos. Revista Lu Fernandes. Disponível em: <http://www.lufernandes.com.br/2010/releases/livro-inedito-de-wilson-bueno-apoia-se-em-memorias-e-tem-tracos-autobiograficos-2/> Acesso em: 10 set. 2016.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Disponível em: <http://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/A_morte_do_autor_barthes.pdf> Acesso em: 05 ago. 2016.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Concepção e organização Jérôme Dufilho e Tomaz Tadeu; Tradução e notas Tomaz Tadeu – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.


BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In. O anjo da História. Organização e tradução de João Barreto. - 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

______. Fragmentos [filosofia da História e política]. In. ______. Organização e tradução de João Barreto. - 2. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

______. Experiência e pobreza. In. ______. Organização e tradução de João Barreto. - 2. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

______. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

______. Rua de Mão Única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa, revisão técnica Márcio Seligmann-Silva – 6. ed. Revista – São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas v.2).

BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas. O espaço negociado: Mascate, de Wilson Bueno. 2016. Anais. XV ABRALIC. Disponível em:< http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2016_1491521928.pdf. Acesso em: 05 jun. 2017.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Alvaro Cabral. – Rio de Janeiro: Rocco. 2011.


BUENO, Wilson. Mano, a noite está velha. São Paulo: Editora Planeta Brasil, 2011.


COUTINHO, Maria João. Aby Warburg e Walter Benjamin: a legibilidade da memória. Disponível em: <http://docslide.com.br/documents/aby-warburg-e-walter-benjamin-a-legibilidade-da-memoria-1.html> Acesso em: 20 set. 2016.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Memórias da imigração. In. Palavra e imagem: memória e escritura. Márcio Seligmann-Silva (org.) Chapecó: Argos, 2006.

D’ANGELO, Biagio. Alguns exemplos de compulsão ficcional do Eu. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/15464/10145> Acesso em: 19 set. 2016.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. trad: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Revista Étincelle. Centre Pompidou, 2007. Disponível em: < http://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2016/07/cad_47.pdf> Acesso em: 05 ago. 2016.

FLORENTINO, Nádia Nelziza Lovera de. Memórias, confidências e lembranças: Mar Paraguayo, de Wilson Bueno. Anais do SETA, n 4, 2010. Disponível em: < http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/seta/article/view/902> Acesso em: 10 set. 2016.

FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo. In. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 89-128.

______. A escrita de si. In: Ética, Sexualidade, Política. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

______. O que é um autor? In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. V. III.


GAGNEBIN, Jeane Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.

______. Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.


HUYSSEN, Andreas. Em busca del futuro perdido. In: Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória/ Andreas Huyssen; [coordenação Tadeu Capistrano]. trad. Vera Ribeiro – 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MACHADO, Rosely Diniz da Silva Machado. O sujeito discursivo e a questão da autoria. In: MITTMAN, Solange; GRIGOLETTO, Evandra; CAZARIN, Ercília. Práticas Discursivas e Identitárias: sujeito e língua. Porto Alegre: Editora Nova Prata, 2008.

MACIEL, Maria Esther. Bestiários contemporâneos: animais na poesia brasileira e hispano-americana. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/viewFile/50671/54783> Acesso em: 21 maio 2016.

MENDES, Ricardo. S. 40 anos do 11 de setembro: o golpe militar do Chile. Revista Estudos Políticos. 2013. Disponível em:<http://revistaestudospoliticos.com/wp-content/uploads/2014/04/7p172-190.pdf> Acesso em: 25 fev. 2017.

MITTMAN, Solange; GRIGOLETTO, Evandra; CAZARIN, Ercília. Práticas Discursivas e Identitárias: sujeito e língua. Porto Alegre: Editora Nova Prata, 2008.

MOREIRA, Bona Ricardo Caio. O encontro entre chuvosos e nefelibatas: a nuvem política. Disponível em: < http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/15%20Caio%20Ricardo%20Bona%20Moreira.pdf> Acesso em: 17 jun. 2016.

MOURA, Eloisa Silva. Estudo da crônica. 2008.Disponível em:< http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos_2008b/eloisa_moura.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.

NICOLAU. Curitiba: Wilson Bueno, 1987-.1994. Disponível em:< http://www.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=66> Acesso em: 05 de nov. 2016.

NORONHA, Lina Maria Ribeiro. O Canto Orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional. 2009. Disponível em:< http://www2.eca.usp.br/etam/vilalobos/resumos/CO001.pdf> Acesso em: 31 maio 2017.

OLIVEIRA, Bruno Lima. A escrita de si: Genealogia. Disponível em: <http://www.revlet.com.br/artigos/253.pdf> Acesso em: 20 set. 2016.

OLIVEIRA, Eduardo Jorge. Entre bestas e feras na literatura brasileira contemporânea. 2008. Disponível em: < http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/034/EDUARDO_OLIVEIRA.pdf > Acesso em: 16 jun. 2016.

OLIVEIRA, Jordânia Abadia da Silva. Artifícios da literatura contemporânea: uma memória performática?. Caderno de Pesquisa de Graduação Letras, v. 1, jan-jun, 2011. p.229-237 Disponível em: < http://anpgl.org.br/revistaeletronica/index.php/cpgl/article/view/143 Acesso em: 20 set. 2016.

OLIVEIRA. Viviane Cristina. A obra de Raul Bopp e a historiografia literária: releituras da tradição. Emblemas - 2009. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/emblemas/article/viewFile/11107/7317> Acesso em: 08 jul. 2017.

OPERAÇÃO Condor: Direção: Cleonildo Cruz. Direção, produção e roteiro: Roberto Mader. Título original: Condor. País de produção/ano: Brasil / 2007. Duração: 106 minutos. Gênero: Documentário em longa-metragem. Formato: Digital D5, 16:9, colorido. Produção: Focus Films / Taba Filmes. Distribuição: Lumière Brasil Porto Alegre – RS, 2000. 26 min. Son, Color, Formato: 16 mm.

PAIVA, Rubens. Relatório - Tomo I - Parte I - Repressão Política: Origens e Consequências do Esquadrão da Morte. Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/tomo-i/parte-i-cap2.html> Acesso em: 25 fev. 2017.

PAVÃO. Rodrigo. Memória e aprendizado. Laboratório de neurociência e comportamento. 2008. Disponível em:<http://www.ib.usp.br/~rpavao/memoria.pdf> Acesso em 23 out. 2016.

REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1998. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Trad. Alain François [et al]. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade: memória da literatura. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SANTOS, Marcio Renato dos. Especial Nicolau - Wilson Bueno. CÂNDIDO. Jornal da Biblioteca Pública do Paraná. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=649imprimir> Acesso em: 19 set. 2016.

SANTOS, Rosana Cristina Zanelatto. Las (des)aventuras de la heroína de Guaratuba em Mar paraguayo, de Wilson Bueno. [200?]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BwB-fN4V3pKvbUZCSmZ3VFRGNW8/view> Acesso em: 16 jun. 2016.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire d’Águilar. São Paulo: Companhia das Letras, Belo horizonte: UFMG. 2007.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2a.ed. Rio de janeiro: Rocco, 2000.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.

SILVA, Deonísio da. De onde vêm as palavras [recurso eletrônico]: origens e curiosidades da língua portuguesa. 17. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014. Recurso digital. Disponível em:< https://books.google.com.br/books?id=P3JxBAAAQBAJ&pg=PT1&dq=Deonísio+da+Silva,+De+onde+vêm+as+palavras&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjqs5aor5vUAhVFGZAKH> Acesso em: 28 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Achre, S. P. (2018). A escrita em si como mecanismo de memória em "Mano, a noite está velha", de Wilson Bueno. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 6(2), 112–137. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i12.180