Rua, casa, comida: os 'Primos Basílios' e suas mulheres na literatura, no cinema e na TV

Autores

  • José Roberto Andrade Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Verônica Almeida Santos

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.140

Palavras-chave:

Eça de Queirós, Daniel Filho, Gênero, Comida, Gastronomia

Resumo

Este trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida por graduandos de Licenciatura em Geografia, bolsistas de Iniciação Científica (IC), do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Propusemo-nos a analisar três obras de diferentes suportes: o romance O Primo Basílio, de Eça de Queirós, publicado em 1878, a minissérie e o filme homônimos, de 1988 e 2007, respectivamente, ambos dirigidos por Daniel Filho. Das três narrativas, elegemos quatro personagens femininas — Luísa, Leopoldina (Leonor, no filme) Juliana e Joana — e selecionamos e comparamos cenas que delineiam o feminino e seus espaços, nas três obras. Para analisá-las, consideramos conceitos da geografia e da sociologia, que nos permitem pensar o feminino e seus corpos como elementos estruturados e estruturantes na relação com os espaços sociais. As performances — verbais e não verbais — das personagens nos permitem vislumbrar os padrões ideológicos da estruturação do feminino e de seus espaços de circulação nas narrativas. Nesse sentido, literatura, cinema e TV são considerados como lugar de manifestação social e seu estudo, análise e problematização se dão pela inter-relação entre o texto e a sociedade, o presente e o passado, o imaginário individual e o coletivo.

Biografia do Autor

Verônica Almeida Santos

Graduanda e bolsista — CAPES/FAPESB — de Iniciação Científica do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA). E-mails: veronica_almeida_santos@hotmail.com e veronica.santos@ifba.edu.br

Referências

ALLENDE, Isabel. Afrodite: contos, receitas e outros afrodisíacos; ilustrações Robert Shekter; receitas Panchita Llona; tradução Claudia Schilling ? Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.
ASSIS, Machado. Eça de Queirós: O Primo Basílio. In: ________________. Obra Completa. V. III. Rio de Janeiro: Aguillar, 1997, p.903-913.
DAMATTA, Roberto. A casa, a rua e o trabalho. In: ___________________. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
DAMATTA, Roberto. Sobre comida e mulheres. In: ___________________. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
DANTAS, Francisco J. C. A mulher no romance de Eça de Queirós. São Cristóvão, SE: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 1999. p. 49-104.
FIGUEIREDO, Mônica. Os rascunhos de um projeto: O Primo Basílio, de Eça de Queirós. In:______________. No Corpo, na casa e na cidade: as moradas da ficção. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2011. P. 25-116
FIGUEIREDO, Mônica. Trapacear o engano: A (r)existência feminina na narrativa de Eça de Queirós. In: REIS, Carlos (coord.). Figuras da Ficção. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa/Universidade de Coimbra. 2006. P. 94-103
FONTES, Daniele Machado; ANDRADE, José Roberto de. As configurações do feminino em O Primo Basílio: diálogos entre o romance português e o cinema nacional. Anais do XXVI Congresso Internacional da Abraplip: ensino e pesquisa da literatura portuguesa no Brasil e no mundo. Curitiba: Editora da UFPR, 2017, p. 911-928.
LOPES, Oscar. Nação e Nacionalidade Portuguesas: o legado de Oliveira Martins. Separata da Revista da Universidade de Coimbra. Vol. XXXVIII. 1999. P.385-386
MATOS, A. Campos. Sexo e sensualidade em Eça de Queirós. Ilustrações de Rui Campos Matos. Lisboa: Rolo & Filhos, 2012.
O PRIMO BASÍLIO. Direção de Daniel Filho. Produção: Caíque Martins Pereira. Roteiro: Euclydes Marinho, Intérpretes: Glória Pires, Débora Falabella, Fábio Assunção, Simone Spoladore. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2007.
O PRIMO BASÍLIO. Minissérie. Direção e produção de Daniel Filho. Autoria: Gilberto Braga e Leonor Bassères. Produção executiva: Flávio Nascimento. Interpretes Alexandra Marzo, Beth Goulart, Cláudio Mamberti, Denise Fraga, Giulia Gam, José de Abreu, Louise Cardoso, Marcos Paulo, Marília Pêra, Pedro Paulo Rangel, Sérgio Viotti, Tony Ramos. 16 capítulos exibidos de 09/08/1988 a 02/09/1988. Rio de Janeiro: Globo, 1988.
QUEIRÓS, Eça de. Obra Completa: quatro volumes. Organização geral, introdução, fixação dos textos autógrafos e notas introdutórias Beatriz Berrini. Rio de Janeiro: Aguilar, 1997.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1978.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2006.
SÉRGIO, António. “Notas sobre a imaginação, a fantasia e o problema psicológico-moral na obra novelística de Eça de Queirós”. In Ensaios. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1971, tomo VI, pp. 53-120.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Andrade, J. R., & Santos, V. A. (2018). Rua, casa, comida: os ’Primos Basílios’ e suas mulheres na literatura, no cinema e na TV. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, (11), 33–57. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.140